Organizando um churrasco
Dicas para um churrasco impecável
Os cortes de carne propícios para um bom churrasco vão muito além da picanha. Algumas sugestões são: T-bone, vazio (fraldinha), alcatra com osso, costela, maminha, prime rib, filé argentino, bife de chouriço, ribeye, shoulder, entranha, filé mignon e cupim.
A pergunta mais comum feita por quem organiza um churrasco é referente à quantidade de carne a ser comprada.
- Aperitivo: de 100 à 150g
- Carne sem osso: de 350 à 400g
- Carne com osso: 500g
- Costela bovina: 750g
Descongelamento
O descongelamento seguro deve ser feito dentro da geladeira, na parte mais baixa, que é a região menos fria. Além disso, é válido citar que depois de descongeladas, as carnes só podem ir novamente ao freezer após serem cozidas, assadas ou grelhadas.
Evite espetar
Enquanto o churrasco está sendo preparado é comum termos assadores furando a carne com um garfo, a fim de saberem o ponto certo. Porém, quando isso é feito, os sucos naturais da carne escorrem, deixando-a bem passada e consequentemente menos saborosa e nutritiva.
Como cortar
Para que a carne, independente do tipo de corte escolhido, fique macia, ela deve ser cortada no sentido contrário às fibras, pois desta forma haverá rompimento no feixe que as compõem. É esse rompimento que confere maciez à carne.
Tempero ideal
De nada adianta um bom corte de carne se o tempero não deixá-lo saboroso. Por isso, para não errar, recomenda-se usar apenas o sal de parrilla para temperar o churrasco. Absorvido na quantidade certa se utilizado com moderação, o ideal é salgar a carne no máximo 15 minutos antes de assá-la. Visto que o tempero é simples, a sugestão é o preparo de molhos para acompanhar a carne. Assim, cada um escolhe o que mais agrada seu paladar, na quantidade que achar necessário. Uma das dicas é o molho chimichurri, feito com alho, salsinha, louro, orégano, sal de parrilla, pimenta, vinagre, água e óleo de girassol.
Suculenta ao ponto
Ao realizar um churrasco, é recomendado que a grelha esteja bem aquecida, para que a superfície da carne seja selada, evitando a perda dos sucos naturais, reduzindo o ressecamento. Uma ótima dica para saber se a carne está ao ponto é ficar atento ao suco: quando o suco da carne subir é hora de virá-la, ao subir o suco novamente a carne estará ao ponto, suculenta e nutritiva. Já para as carnes inteiras, recomenda-se assar de 45 minutos a 1 hora por kg de carne.
O fogo
Ao acender o fogo, alguns cuidados são recomendados para que acidentes sejam evitados. A principal sugestão fica por conta das pastilhas em álcool sólido, próprias para este fim. Após o início do fogo, deve-se deixar o braseiro ficar completamente avermelhado, sem chamas ou fumaça, assim você terá as melhores condições de assar adequadamente seu churrasco. Jamais jogue água no fogo para diminuir a chama, pois a fumaça vai interferir no sabor da carne.
Utensílios necessários
Itens essenciais
O principal instrumento do churrasqueiro é uma boa faca de corte. Somados a ela estão os espetos, que devem ser de tamanho que apenas o cabo fique fora da grelha. Devem-se escolher os espetos conforme os tipos de assados. Para costela, por exemplo, é preciso espeto mais firme para sustentá-la. Dessa forma, espetos finos são indicados para carnes como linguiças e corações de frango, enquanto espetos duplos são excelentes para assar peças grandes como alcatra e fraldinha.
Atente-se para o cuidado necessário com os espetos ao final do churrasco. Devem ser bem limpos, do contrário, o sal e a gordura acabarão com eles em pouco tempo. Para não prejudicar a faca, o churrasqueiro precisa de uma grande e boa tábua, na qual a madeira não seja porosa, evitando que a sujeira entre com facilidade. Para que a tábua não fique com cheiro de carne, ela deve ser cuidadosamente lavada, para não permitir a proliferação de bactérias.
Antes de fazer ou comprar uma churrasqueira, é importante verificar sua praticidade, calculando, por exemplo, quantas pessoas costumam participar de um churrasco em sua casa. Quanto à grelha, é preciso ficar atento a alguns cuidados: a melhor opção para mantê-la limpa é lavá-la com água e sabão, e depois secá-la bem, colocando-a sobre o calor da churrasqueira para não oxidar. Destaca-se a parrilla (grelha argentina) como ótima opção, pois ela não permite que a gordura pingue na brasa e a fumaça se forme.
Aproveite para conhecer os produtos exclusivos da Hille. Muitas novidades para deixar o seu churrasco ainda mais convidativo!